Portal Fiel: O senhor nasceu em um lar cristão?
Pr. Jotinha: Nasci em Israel, na Galiléia. Sou descendente da tribo de Judá, uma parte da tribo crê que Jesus é o Messias. Por isso já nasci crente, crendo que Ele morreu na Cruz, que Ele é o Messias, o filho de Deus.
Portal Fiel: Como foi sua vinda ao Brasil?
Pr. Jotinha: Em 1911 eu, minha mãe e meu pai viemos para o Brasil, nós éramos refugiados. Desembarcamos no Rio grande do Sul, em uma cidade fronteira por nome Santa Maria da Boca dos Montes. Nós três ingressamos na Igreja Batista, com 4 anos de idade eu já pregava a palavra, aos cinco anos Jesus me chamou para o ministério, e aos 15 eu fui consagrado a pastor por Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Portal Fiel: A experiência que o senhor passou e lhe marcou profundamente?
Pr. Jotinha: Faz 96 anos que eu tive um encontro com Jesus no Jordão, Ele colocou as mãos na minha cabeça e disse que eu iria levar a palavra dEle aos quatro cantos da terra, que seria comigo pra onde quer que eu fosse e que acrescentaria os meus dias de vida na terra dos viventes. Esse encontro foi o mais marcante.
Portal Fiel: O que o senhor experimentou no passado e sente falta nos dias de hoje?
Pr. Jotinha: O passado foi difícil, naqueles tempos você não tinha luz elétrica, não tinha geladeira, TV e carro, era tudo primitivo. A perseguição também era grande, apedrejamento, prisões, chicotadas, era muito difícil. Hoje é muito bom, muito fácil, mas eu sinto falta desse tempo, pois muitos estão brincando de ser crentes, e naquela época o povo tinha mais temor a Deus, encarava as coisas com mais seriedade, eram mais santos.
Portal Fiel: O pastor sofreu perseguições?
Pr. Jotinha: Quem não sofreu?Quem dos pioneiros não foram apedrejados, jogados a fogueira, presos? No início a Assembléia de Deus foi muito perseguida, a igreja católica estava no nosso encalço. Por causa das línguas estranhas nós levávamos nomes de feiticeiros, bruxos e éramos presos. Mas levávamos as boas novas de salvação com alegria, pois tínhamos uma determinação a cumprir, e era por amor. Quanto mais perseguidos éramos mais a igreja crescia. Atualmente você pode contemplar como a Assembléia de Deus cresceu no mundo todo, é a maior obra pentecostal aqui na terra. Como disse Fernando Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não for pequena”, e valeu a pena semear a palavra do Senhor.
Portal Fiel: Qual seu sentimento ao perceber que foi tão importante na fundação e história das Assembléia de Deus no Brasil?
Pr. Jotinha: Sinto muita decepção. A Assembléia de Deus está muito mudada, há muita vaidade, orgulho, egoísmo, o temor acabou. Mas ela continua sendo a Assembléia de Deus.
Portal Fiel: Conhecemos o pastor pelos hinos da harpa. Qual deles o senhor mais gosta e por quê?
Pr. Jotinha: Eu gosto de todos os hinos, a inspiração vem do espírito Santo. Nós cantávamos os hinos da Igreja Batista, e em uma reunião Daniel Berg disse que iria orar a Deus pra que Ele desse o nosso próprio hinário, houve uma profecia que falava em chuva de graça, e dessa profecia saiu o primeiro hino da harpa. Daniel Berg foi acometido de malária, e naquela época quem pegasse essa doença morria, ela ceifava milhões de brasileiros. Berg dizia que ia embora, voltar pra terra dele e nós falávamos que não era pra ele perturbar o coração porque Deus era fiel e iria fechar a boca do leão, que era a malária. Dessa palavra saiu o hino 84, que diz “não perturbeis o coração, porque eu sempre sou fiel, eu fecho a boca do leão, na cova estou com Daniel”, oramos por ele, Deus o curou e no outro dia nos estávamos pregando a palavra.
Portal Fiel: Quem é Jesus pra você e o que Ele representa na sua vida?
Pr. Jotinha: Ele é tudo pra mim, meu salvador, redentor, meu pai, minha mãe, meu tio, meu avó, Ele é o meu amigo. Jesus trata todos iguais, nós somos todos iguais diante dEle, mas Ele tem amigo, e eu sou amigo dEle e Ele é meu amigo. São 100 sem quebrar esse elo de amizade e não quero jamais quebrar.
Portal Fiel: O senhor já viajou aos quatro cantos da terra? Dos países que o senhor já visitou, qual deles é profundamente apaixonado pela obra de Deus?
Pr. Jotinha: Eu não sei qual país ainda não fui, mas minha agenda está cheia até 2015. O Brasil é o país que mais me chamou atenção, ele é uma nação que tem amor pelas almas.
Portal Fiel: 100 anos vivendo para Deus, então o que é ter intimidade com Ele, o que uma vida de adoração requer?
Pr. Jotinha: Muita determinação, obediência, santificação. Eu já era escolhido, fui separado e até hoje nunca participei de nada do mundo. Temos que ter em mente o seguinte: Se quisermos viver pra Deus temos que morrer novamente, porque é morrendo que nascemos.
Pr. Jotinha: Siga a Deus e examine a palavra. Hoje você não sabe quem é quem, porque temos duas qualidades de pastores, o pastor chamado e o chamado pastor, também temos duas igrejas, igreja que vai subir e a que vai ficar. Devemos examinar a bíblia, ela diz que nós erramos porque não conhecemos as escrituras. Se aconchegue a Deus!