A Bolsa de Nova York decidiu suspender suas operações nesta segunda-feira (29) como precaução pela chegada do furacão “Sandy”, que colocou a cidade em alerta de emergência. É o primeiro fechamento forçado da bolsa desde o atentado de 11 de setembro de 2001, que atingiu o complexo do World Trade Center, próximo aWall Street. O avanço do furacão transformou ainda Nova York em uma cidade fantasma e levou ao cancelamento de 7.200 voos nos Estados Unidos.
Inicialmente os operadores cogitaram fechar a bolsa apenas fisicamente, com algumas operações seguindo por vias eletrônicas. Porém, devido a argumentos técnicos, a Bolsa decidiu suspender as atividades completamente, com perspectivas de continuar assim na terça-feira (30).
Nove estados americanos – Nova York, Maryland, Pensilvânia, Virgínia, Connecticut, Nova Jersey, Massachussets, Delaware, Rhode Island e o Distrito de Colúmbia (Washington D.C) – declararam estado de emergência devido à chegada do furacão Sandy, que se aproxima da costa e deve chegar à terra ainda nesta segunda-feira.
Segundo o Centro Nacional de Furacões americano, a tormenta, que ainda é considerada de categoria 1, ganhou força. Se no domingo os ventos máximos eram de 120 km/h, na manhã desta segunda-feira eles chegavam a 135 km/h. O órgão também salientou que a previsão é de que o nível do mar aumente em cerca de três metros na Costa Nordeste americana.
Nesta segunda-feira, Nova York amanheceu como uma cidade fantasma. No domingo, o governador do estado, Andrew Cuomo, ordenou que todas as operações de transporte público – metrô, trens e ônibus – fossem suspensas a partir das 19h de domingo.
Companhias aéreas que atuam na região cancelaram cerca de três mil voos. A rede ferroviária Amtrak anunciou neste domingo via Twitter que “todas as rotas da manhã desta segunda-feira na Costa Leste serão canceladas, incluindo a rota que liga Washington a Nova York.”
Furacão fecha escritórios na capital
A capital americana também se prepara para chegada do Sandy. Os governos federal e estadual anunciaram que seus escritórios estarão fechados por todo o dia e o prefeito Vincent Gray declarou estado de emergência.
O sistema de transporte público foi suspenso na noite de domingo e colégios e universidades cancelaram as aulas. Áreas próximas ao Rio Potomac foram reforçadas para impedir inundações.
Apesar da preocupação com as chuvas e os ventos, o maior problema da região são as regulares quedas de energia elétrica, que devem ser acentuadas com a chegada do fenômeno. Em junho, a companhia local de distribuição de eletricidade, a Pepco, demorou mais de uma semana para reestabelecer redes afetadas por uma tempestade.
Miami alagada
O furacão Sandy está no Atlântico à altura da Carolina do Norte, e provocou, apesar de sua distância, inundações em Miami Beach (Flórida). Na manhã de domingo a cidade amanheceu com água nas ruas turísticas e muitas delas se inundaram. Ao meio-dia tinha desaparecido grande parte de água, mas no final da tarde voltou a aparecer, o que provocou grandes retenções nos principais acessos à ilha.
“Alugamos algumas bicicletas esta manhã para passear, mas chegou um momento em que a água nas ruas tornou impossível continuar. Ao meio-dia voltamos a passar pelas mesmas regiões e grande parte da água tinha desaparecido”, disse Isabel, uma advogada espanhola de 34 anos que está de visita ao local.
Alton Road, uma das principais artérias de Miami Beach, tinha esta noite áreas inteiras inundadas, o que por sua vez derivou em problemas de passagem e cortes de energia elétrica em lojas e casas.
Como em Miami Beach, em outras zonas litorâneas da Flórida se repetiram cenas similares às mesmas horas, entre elas Hollywood Beach, Palm Beach e Fort Lauderdale, enquanto durante o dia todo ainda foram registrados intensos ventos e baixas temperaturas por causa do efeito da tormenta, que passou à altura de Miami na quinta-feira (25) passada.
As autoridades locais preveem que nesta segunda-feira (29) no começo da manhã, quando subir a maré, voltem a acontecer inundações e problemas de tráfego, por isso pedem às pessoas que planjem seus deslocamentos.
Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.
Fonte: G1 e O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário